sustentabilidade_02

Durante o processo de produção

Existe uma perda em retalhos considerada normal em torno de 5% do total de tecidos utilizados pela Rambo. Uma vez que os tecidos são compostos basicamente por poliamida e PVC, é sabido que o simples descarte destes retalhos na natureza (que podem  demandar até 300 anos para completa decomposição) libera produtos contaminantes ao meio ambiente, especialmente nos lençóis freáticos, como a liberação de dioxinas, que são  tóxicas. Sabendo disto, a Rambo com seu compromisso com o meio ambiente, encaminha os retalhos de tecidos para duas utilizações:

Retalhos menores: estes são destinados a uma indústria de injetados de solas de calçados, que são empregados pela indústria calçadista da região. Inicialmente estes retalhos são triturados e após fundidos numa composto único, que é novamente triturado para depois ser injetado nos moldes de solados. Desta forma, além de dar um destino aos retalhos que poluiriam o ambiente, também existe menor utilização de matérias primas petroquímicas para a produção destes solados. Veja abaixo o resultado de cada fase do processo.

Retalhos maiores: estes são aproveitados para a confecção de bolsas para compras, utilizadas em supermercados. Além de dar um destino útil a estes retalhos, também há uma menor utilização de sacos plásticos por parte dos supermercados. Este produto tem grande aceitabilidade por parte tanto dos supermercados quanto das pessoas que fazem compras.

processo_sustentabilidade_01

Visando compartilhar o processo de sustentabilidade com as empresas clientes, a Rambo coloca-se à disposição para receber por parte de seus clientes as vestimentas descartadas, que serão encaminhadas para a confecção de solados. Salientamos que neste caso as vestimentas deverão estar totalmente isentas de sujeiras ou outros contaminantes (produtos químicos, óleo, etc), além de estarem secas. O custo de envio destas vestimentas deverá ser por conta da empresa remetente. Desta forma a Rambo incentiva também aos seus clientes a fazerem parte da preservação do meio ambiente. Desde já a Rambo e a Natureza agradecem.